As iniciativas de convivência com o semiárido desenvolvidas pela Rede Pintadas foram destaque na 2ª edição da publicação ‘Histórias de Resiliência e Adaptação’, lançada em 01 de dezembro de 2023, durante a COP 28, em Dubai, no Resilience Hub. A jornalista Lourivânia Soares, que escreveu a matéria, foi uma das 15 selecionadas, de 220 pessoas inscritas de todo o mundo pelo Centro Global de Adaptação e o CDKIN. O texto conta a história de mais de 40 anos do movimento social e destaca o protagonismo das mulheres na construção da resiliência e na luta pelo empoderamento político e econômico.
A sessão de lançamento contou com discussão crítica sobre abordagens práticas para amplificar de forma significativa e autêntica as vozes locais, com base em três anos de experiência com os centros regionais de resiliência na COP26, COP27 e COP28. Os participantes, incluindo vozes locais, intermediários, doadores e parceiros de apoio, destacaram formas de apoiar o envolvimento local em debates globais, salientando o papel dos Pólos Regionais na amplificação de vozes menos ouvidas e fornecendo uma plataforma para aprendizagens fundamentais e contributos diretos de vozes a nível local.
Lourivânia também foi uma das 15 pessoas selecionadas pelo fundo da Global Resilience Partnership para participar do grande evento da agenda climática mundial. A coalizão formada por mais de 70 organizações visa promover a resiliência através da identificação e expansão no terreno da inovação, da geração e partilha de conhecimentos e da definição de políticas.