Rede Pintadas

A Associação das Mulheres Pintadenses (AMP) é uma entidade que tem como objetivo promover o empoderamento social, político e econômico das mulheres em toda a sua diversidade, através da promoção do seu protagonismo e autonomia econômica, da construção de fóruns de articulação política e redes solidárias no Território Bacia do Jacuípe. Desse modo, suas ações estão pautadas na busca da autonomia feminina, no fomento à geração de renda e oportunidades para as mulheres, na ampliação dos espaços de participação política, garantia de direitos, proteção e inclusão social, na perspectiva da erradicação da pobreza e das desigualdades de gênero e raça, do desenvolvimento sustentável e da cidadania plena.

 

Fundada em 1999, a partir da luta do Movimento de Mulheres de Pintadas, a Associação de Mulheres vem conquistando cada vez mais reconhecimento na Bacia do Jacuípe. Tem como público-alvo mulheres urbanas e rurais, sobretudo mulheres negras e de comunidades tradicionais, em situação de vulnerabilidade econômica e social, seja pela questão da violência doméstica, da deficiência, da discriminação de raça ou orientação sexual. É importante destacar a sua participação no GT de Mulheres do Conselho de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, coletivos como a Marcha Mundial de Mulheres, da Marcha das Margaridas e da coalizão internacional de mulheres de base da Huairou Commission – organização internacional presente em mais de 45 países.

 

Ao longo desses anos, a Associação vem desenvolvendo uma série de iniciativas de fortalecimento dos grupos produtivos de mulheres, além de incentivar a participação política e social, o combate à violência, defesa da equidade de gênero.

 

PT-BR