Rede Pintadas

A Cooperativa de Trabalho e Produção de Rejeitos Sólidos e Orgânicos, conhecida como ReAção, foi criada com o intuito de organizar os catadores locais e contribuir para a geração de trabalho e renda a partir dos resíduos sólidos e orgânicos produzidos pela população de Pintadas.

A história da cooperativa teve início em 2007, quando o governo municipal promoveu debates sobre questões ambientais, incluindo a destinação dos resíduos para os lixões. Em 2010, o debate foi retomado com a participação de jovens na formação de lideranças cooperativistas no Sicoob, o que desencadeou a ideia de criar uma cooperativa de resíduos sólidos em Pintadas.

Em 2021, o projeto foi retomado com o apoio da Plataforma de Mulheres de Base, com o suporte da Huairou Comission. Um Grupo de Trabalho foi formado, envolvendo o poder público, empresas privadas e sociedade civil, com o objetivo de promover a “responsabilidade compartilhada” na gestão de resíduos sólidos e alcançar uma “Pintadas Lixo Zero”. Como parte desse esforço, foi realizado um experimento para aproveitar os ossos provenientes dos açougues de Pintadas na fabricação de cosméticos, materiais de limpeza e farinha de osso. Os produtos resultantes desse projeto de inovação pós-COVID-19 foram expostos durante um fórum e colocados à venda no espaço de Economia Solidária local.

PT-BR