A Rede Pintadas – Cooperação e articulação no semiárido baiano – é integrada por 15 organizações localizadas no município de Pintadas, Bahia. Oficializada em 2003, é fruto da luta e resistência do movimento social e foi pioneira na implantação de programas de convivência com o semiárido com apoio de instituições como a Igreja Católica, organizações regionais, nacionais e internacionais sediadas na França, Itália, Bélgica, Alemanha, Holanda e Nova Iorque.
A Rede Pintadas se destaca no Brasil pela mobilização social das comunidades, especialmente das mulheres. Foi a partir do trabalho da instituição, em parceria com o poder público local, universidades e organizações sociais, que o município de Pintadas se tornou o primeiro do Nordeste a universalizar a cobertura hídrica na zona rural. A Rede conta ainda com apoio dos governos estadual e federal e tem ampliado suas atividades no Território da Bacia do Jacuípe para outras regiões do Brasil.
Tem concentrado seus esforços no enfrentamento das mudanças climáticas, no combate às desigualdades de gênero e empoderamento socioeconômico das mulheres; no associativismo, cooperativismo e economia solidária; no fortalecimento da apicultura e na sustentabilidade da agricultura familiar de base agroecológica; na inclusão social e protagonismo da juventude através da cultura e da comunicação. Além dos diversos projetos das suas entidades filiadas, há 10 anos a Rede é gestora do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe que atende 128 grupos e articuladora da Plataforma de Mulheres de Base Praticantes de Resiliência do Brasil, vinculada à coalizão internacional Huairou Commission.