Rede Pintadas

MULHERES DO JACUÍPE: CONSTRUINDO JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA NO SEMIÁRIDO

Mulheres do Jacuípe: construindo justiça socioambiental e resiliência climática no semiárido é uma iniciativa da Rede Pintadas, realizada por meio da Plataforma de Mulheres de Base Praticantes de Resiliência, com apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

O projeto visa articular, empoderar e fortalecer as capacidades das mulheres do Território Bacia do Jacuípe na proteção do meio ambiente, combate às desigualdades sociais e ao racismo, promovendo a justiça socioambiental e a resiliência climática para um mundo mais sustentável e equitativo.

A Plataforma Mulheres de Base Praticantes de Resiliência do Brasil, criada em 2019, é uma iniciativa da Rede Pintadas em parceria com a coalização internacional Huairou Commission que objetiva capacitar líderes femininas para enfrentar desigualdades de gênero e responder aos impactos climáticos, promovendo a resiliência, o desenvolvimento sustentável, a justiça social e econômica.

O semiárido é uma região com altos índices de desigualdades sociais. A seca é um dos fatores que mais afetam o desenvolvimento socioeconômico e sobretudo a vida das mulheres, que sofrem com a falta de água e as violações de direitos humanos. De acordo com pesquisa, o Território da Bacia do Jacuípe, perdeu 300 mm de chuva nos últimos anos, o que afeta cada vez mais a produção de alimentos e a qualidade de vida das pessoas, ocasiona migração e perda de jovens para as grandes cidades, prejudicando a capacidade de inovação e respostas a esses problemas.

As mudanças climáticas são um desafio global, mas afetam as populações mais vulneráveis de forma desproporcional. O projeto Mulheres do Jacuípe está alinhado com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, a qual estabelece um conjunto de objetivos para o desenvolvimento sustentável para promover um mundo justo e igualitário para todos e todas.

Ações:
Oficina sobre justiça socioambiental e resiliência climática com recorte de gênero e raça;

Oficina de construção de Plataforma das Mulheres na defesa do meio ambiente e na construção das políticas públicas de desenvolvimento sustentável;

Oficina de Capacitação em liderança e Incidência Política;

Campanha de conscientização sobre as mudanças climáticas.

Informações:

WhatsApp: 98345-0913

Minha Figura
PT-BR